ACONTUR

Em 10 de março de 1998 foi criada a ACONTUR (Associação de Condutores Locais de Ecoturismo de Cambará do Sul), formada na sua totalidade por pessoas da comunidade. Foi a primeira associação de condutores locais do Rio Grande do Sul. Desde então vem atuando junto aos visitantes do Parque Nacional dos Aparados da Serra, Parque Nacional da Serra Geral e entorno, auxiliando na interpretação ambiental realizada através das trilhas implantadas, usadas como instrumento básico para a educação ambiental por oferecer oportunidade de um contato direto com o ambiente natural, direcionado, ao aprendizado e a sensibilização.

Negócio : É uma associação civil sem fins lucrativos, que visa conduzir e conscientizar os visitantes dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral e Região de Entorno, assim como desenvolver sustentavelmente o ecoturismo , preservado o ambiente natural e cultural, organizado o segmento de condutores locais de ecoturismo no município de Cambará do Sul.

Visão: Ser Reconhecida como uma entidade que desenvolve o ecoturismo de forma sustentável preservando o meio ambiente e a cultura local, gerando renda e proporcionando qualidade de vida.

Missão: Contribuir para a preservação do ambiente natural e cultural, desenvolver o ecoturismo de forma sustentável, integrando comunidade e meio ambiente.

Princípios: Ética, parceria, eficiência, profissionalismo, organização, sustentabilidade, honestidade, e qualidade de vida.

A ACONTUR tem como objetivos:

a) Conduzir, conscientizar os turistas e visitantes da Região de Aparados da Serra e ecossistemas associados.

b)  Preservação do meio natural e cultural  da  região.

c) Apreciação e interpretação do meio natural e cultural e principalmente a sensibilização das pessoas para melhor compreender e respeitar a integração com o meio ambiente.

d) Manifestação sobre questões ambientais que envolvam a proteção e conservação dos Parques da Região dos Aparados da Serra e Região de Entorno através de ofícios e pareceres.

e) Promoção do desenvolvimento sustentado através de projetos na área de educação ambiental e ecodesenvolvimento.

f) Criação de novos produtos turísticos e serviços proporcionando novas formas de desenvolvimento, novos empregos e novos mercados de trabalho visando manter sua estabilidade econômica e social.

g) Contribuir para gestão e planejamento de programas, projetos e atividades ligadas ao meio ambiente e ao turismo a que for solicitada.

h) Organizar, integrar, regulamentar e representar o segmento de condutores locais de ecoturismo na região dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral e região de entorno dos mesmos.

Para a Acontur o ecoturismo não é apenas mais uma atividade econômica, mas sim, uma proposta de desenvolvimento sustentado que abrange todas as áreas do conhecimento em busca da harmonia ambiental, cultural, social e da integração dos povos. Além disso, o ecoturismo praticado dentro dos Parques Nacionais e região de entorno consiste em uma poderosa ferramenta de educação ambiental na constante busca do uso racional dos recursos naturais para que possam produzir o maior beneficio, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras.

Hoje a ACONTUR conta com nove condutores locais para atender aos turistas que chegam em Cambará do Sul e desenvolver suas atividades relacionadas ao meio ambiente.

Responses

  1. Estarei conhecendo Cambara ao início de Agosto e gostaria de me informar de quais passeios pelos Canyons seriam disponíveis nesta épocaç tinha grande interesse na trilha do Rio do Boi, mas acredito que no inverno não esteja disponível. Interesse por trilhas de trekking e bike, caso vocês realizem ou possam me indicar alguem. Desde já grato.

    Delcio Rodrigues


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: